quinta-feira, 9 de junho de 2011

CONVITE

PALESTRA: A inserção do Serviço Social em equipamentos públicos e privados de Assistência Social – organizações empresariais e sem fins lucrativos

PALESTRANTE: Profa. Tatiana D. Pereira

Data: 14 de maio, terça-feira, de 18 às 22h

Sala: 414

Organização: profa. Larissa – disciplina Estágio Supervisionado I

IV Encontro Regional do Mieib - região sudeste

O IV Encontro Regional do Mieib - região sudeste -aconteceu com grande sucesso! Foram dois dias de intenso trabalho, envolvendo cerca de 200 pessoas de diferentes municípios do estado do Rio de Janeiro e representantes dos demais estados da região - SP, MG e ES.
O evento seguiu a programação prevista com discussões sobre a situação da educação infantil brasileira e seus impactos nas diferentes políticas municipais e um debate bem crítico sobre os avanços da política e sobre alguns dos ataques que vem sofrendo. Discutiu-se, temas polêmicos como a questão do conveniamento, da carreita docente, da formação, concurso público, atendimento a criança de 0 a 3, obrigatoriedade da matrícula aos 4 anos, dentre outros.
O encontro serviu para dar mais força ao Mieib, a todos que militam no movimento e aos que ainda não participam para que se engajem na luta. Entendemos que só uma ação coletiva e uma pauta de específica lutas conseguem reverter as ameaças que pairam sobre a educação infantil brasileira.

Participem da nossa próxima assembléia do Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro dia 5 de julho às 14:00 no Sinpro-Rio, em breve estaremos divulgando a carta de Niterói






terça-feira, 7 de junho de 2011

Educação Especial e Inclusiva
PERÍODO: Julho a Dezembro de 2011
Carga horária: 540h
Aulas de Libras, Braile, Sorobã, Orientação e Mobilidade, Jogos.
Informações pelo telefone (21) 2629-2690

Inscrições: Secretaria do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Educação, localizado à Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis s/n, Bloco D, sala 311, Campus do Gragoatá, Niterói.
Pagamento da taxa de inscrição através de Guia de Recolhimento da União - GRU, no Banco do Brasil, no valor de R$ 50,00 (ver site https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp); UG: 153056 Gestão: 15227
Recolhimento Código: 28832-2
Descrição do recolhimento: Cursos – Taxas de Matrícula e de Inscrição (SERVIÇOS EDUCACIONAIS)
Número de Referência: 0250158229
Competência: 06/2011

Coordenação:
Proª Dr.ª Cristina Maria Carvalho Delou
Proª Dr.ª Cristina Lúcia Maia Coelho


CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
Objetivo: Capacitar professores para atuarem com Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação.

Programa:
•Novos paradigmas, Cultura Escolar e Educação Inclusiva;
•Neuroeducação: Fundamentos de Neuropsicolgia da Aprendizagem e Inclusão Escolar
•Gestão da Educação na Formação do Profissional da Educação
•Psicologia do Desenvolvimento: Perspectivas Contemporâneas e Intervenção
•O Lúdico na Educação Especial – Jogos de Diferentes Culturas
•Criatividade e Superdotação
•Libras
•Braille
•Soroban
•Orientação e Mobilidade
•Pesquisa e Prática Pedagógica Incluva
.Seminários de Pesquisa
•Monografia

Período de Realização: 01/07/2011 a 20/12/2011 Horário: 2ª a 6ª de 14 às 18:00h
Inscrição: Secretaria do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Educação, localizado à Rua Professor Marcos Valdemar Freitas Reis s/n, Bloco D, sala 311, Campus do Gragoatá, Niterói. Informações pelo telefone: (21) 2629-2690 fax (21) 2629-2685. Horário: de segunda a sexta, das 16 às 20 horas. Período de Inscrição: de 01 a 20 de junho de 2011.

CURSO PRESENCIAL E GRATUITO Vagas: 40

Documentação
•Ficha de inscrição;
•Declaração da Direção da Escola, informando o tipo e quantos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação o candidato possui em sala de aula;•Duas cópias (frente e verso) do diploma de graduação ou certidão ou declaração de conclusão de curso de graduação, com as datas de conclusão e colação de grau e Histórico Escolar;
•Duas cópias dos documentos oficiais de identidade (com naturalidade) e do CPF (para brasileiros ou estrangeiros com visto de permanência no país);
•Curriculum Vitae conforme modelo com comprovantes
•Duas fotos 3 X 4;
•Comprovante de pagamento da taxa de inscrição através de Guia de Recolhimento da União - GRU, no Banco do Brasil, em favor da Universidade Federal Fluminense no valor de R$ 50,00


Seleção:
A. Prova escrita de caráter eliminatório.
B. Entrevista classificatória
C. Análise do Curriculum Vitae

Local da Prova: Faculdade de Educação da UFF Data: 22/06/2011 Horário: 14às 17:00h


EDUCAÇÃ O MEC reconhece erros em livro e vai investigar


O MEC vai abrir uma investigação para identificar os responsáveis pelo envio de livros destinado às escolas do campo que ensinam que 10-7=4. Em comunicado oficial, o MEC reconhece que “erros de diagramação, editoração e revisão” foram constatados em fevereiro. Com isso, “os professores foram orientados a usar outros livros didáticos em suas aulas”.

Fórum Permanente de Educação Infantil do Rio de Janeiro


A Coordenação Colegiada do FPEI/RJ, em reunião extraordinária, elaborou proposta para o Emenda Aditiva ao PNE sobre a “- Articulação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental”.

Proposta de emenda:

A Educação Infantil deverá ser articulada ao Ensino Fundamental no âmbito das competências dos sistemas municipais de ensino e em conformidade com o Plano Nacional de Educação, de forma a preservar as especificidades da faixa etária de 0 a 6 anos nas demandas de atendimento, com espaços físicos, materiais e brinquedos adequados.

#1 Os professores da educação infantil deverão ser incorporados por meio de concurso público e ingressarem aos planos de cargos e salários vigentes no município com equidade de direitos, salários e vantagens.

Justificação:

Pela legislação vigente a educação infantil deve estar integrada aos sistemas municipais de educaçao e sua ação educativa deve ser apreendida nas suas especificidades e prevista as formas de integração ao Ensino Fundamental.

Neste sentido, a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental precisa ser planejada, pois ela não pode acarretar danos à primeira infância, preservando-se as orientações curriculares destinadas a este segmento em suas múltiplas linguagens, símbolos e cultura. Esta transição precisa garantir que a criança, nos seus primeiros anos de vida escolar, preserve as características específicas da sua infância e do seu desenvolvimento global garantindo seus direitos fundamentais, dentre eles o direito de ter acesso permanente a aprendizagem de forma lúdica permitindo que estas atividades permeiem os primeiros anos do Ensino Fundamental.

Assim, compreensão das especificidades do processo de aprendizado da criança de 0 a 6 anos, implica num reordenamento da maneira como ela será acolhida nos primeiros anos do Ensino Fundamental, obedecendo-se ao ritmo de cada criança bem como as suas particularidades sociais e culturais. Neste sentido é preciso considerar as especificidades dos recursos materiais com aquisição de brinquedos, materiais e livros adequados a faixa etária,

A integração deve prever, também, que o profissional de Educação Infantil deve ser incorporado aos sistemas públicos de ensino através de concurso público, como professor e deve partilhar das mesmas condições de trabalho, incluindo-se planos de cargos e salários.

GREVE


Governo diz hoje se aceita contraproposta

A decisão do governo do Estado sobre a contraproposta apresentada na sexta-feira pelos professores da rede estadual – que completam hoje 20 dias de greve – deve ser anunciada na manhã de hoje.

Na contrapartida do Sindicado dos Trabalhadores da Educação em SC (Sinte), foi pedida a manutenção da regência de classe de 25% ou 40% sobre o salário base. Após passar o fim de
semana com a área técnica fazendo simulações sobre o impacto do aumento nas contas do governo, o secretário-adjunto da Educação, Eduardo Deschamps, entregará um relatório ao governador Raimundo Colombo e ao secretário Marco Tebaldi, que devem fazer o anúncio. Mas não adiantou a provável decisão até o fim da noite de ontem.

Os professores estaduais entraram em greve pedindo o pagamento do piso nacional do magistério. O diálogo foi retomado na última semana quando o governo apresentou nova proposta, rebatida pelo Sinte. Uma nova reunião, entre as partes deve acontecer na tarde desta segunda. Segundo a coordenadora estadual do Sinte, Alvete Bedin, depois da reunião deverão acontecer assembleias regionais na terça e um grande encontro estadual na quinta para decidir o futuro da paralisação.

GREVE DOS SERVIDORES


Abertas, mas com pouca segurança. Além de não ter professor, alguns alunos são levados a preencher o tempo livre com atividades recreativas, o que tem incomodado muitos pais. Para eles, o filho vai à escola para aprender e não a lazer.

Enquanto durar a greve, o analista financeiro Gerson Fernando Viertel, 47 anos, optou por deixar em casa o filho Gustavo, de 13 anos, aluno da Escola de Educação Básica Conselheiro Mafra. “A gente está acompanhando em casa. Quando acabar a paralisação, ele volta para a escola”, informa.

Um dos motivos que levaram Gerson a deixar o filho adolescente em casa é a falta de segurança que tomou conta da instituição. “Não tem nenhum tipo de controle. Os portões ficam abertos e não há segurança. Não tinha nenhuma justificativa para manter ele lá”, denuncia.

Enquanto isso, Gustavo fica no conforto de casa para estudar e fazer outras atividades. Quase como umas férias fora de época. Mas isso preocupa o pai, que está angustiado para que essas aulas sejam repostas, apesar de não acreditar que todos os dias serão compensados.

EDUCAÇÃO


Conselho revê parecer sobre livro de Monteiro Lobato
O Conselho Nacional de Educação (CNE) reviu o polêmico parecer que classificava como racista parte da obra Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, e restringia o uso desse livro nas
escolas públicas. O texto final do novo parecer ainda não foi publicado, mas deverá sugerir que a obra seja contextualizada pelos professores quando utilizada em sala de aula e que as próximas edições tragam uma nota técnica.

Pesquisar este blog